8 de setembro de 2015

Oficina de Violão Popular



O violão  é um instrumento de cordas, com uma caixa geralmente feita de madeira, que gera uma acústica facilitando a propagação do som. Em alguns países de língua espanhola é conhecido como guitarra. A história do violão nos remete há quase 2.000 a.C Os atuais violonistas aceitam atualmente duas teorias:
1) O violão é um instrumento derivado do alaúde árabe, levado pelos mulçumanos para a península Ibérica e adaptando-se muito bem as atividades da corte.
2) O violão derivou-se da “Cítara romana”, tendo seu uso expandindo com a dominação do império romano.
No Brasil temos a introdução da viola (instrumento de 10 ou 5 cordas duplas) trazida pelos portugueses durante a colonização do país. Por certo tempo ainda houve uma confusão em relação aos termos viola/violão no país, hoje, porém a discrepância entre os dois instrumentos é notória.
A utilização do violão é umas das mais diversificadas, podendo ser utilizado tanto na música instrumental (orquestras), quanto em acompanhamento da voz (canções solo). Por um período da história o violão foi difamado devido a ser instrumento preferido dos boêmios e seresteiros, levando o título de “instrumento marginal”, “coisa de vagabundo”, no entanto esse fato já foi superado, pois o Brasil cultivou sua própria safra de violonistas.

Objetivo

Musicalizar a partir das sonoridades vivenciadas com o violão. Desenvolvimento de repertório com peças de autores clássicos e populares em arranjos próprios para o grupo. Direcionar o pensamento coletivo para o ideal artístico de que a música é a atividade humana que consiste em um ser humano comunicar a outros através do som os sentimentos que vivenciou e, os outros, serem contagiados por esses sentimentos e também os experimentar. Permitir livre acesso às fontes da cultura, desenvolver a musicalidade do indivíduo como um meio de inclusão cultural, socialização, e elevação da autoestima.

Exercitar uma escuta de qualidade com acuidade. Desenvolver a memória, a atenção, a observação sensorial, a coordenação motora, o senso rítmico e melódico. Criar um ambiente lúdico e descontraído com a oportunidade de divertir-se e aprender música.

Apresentações periódicas aos familiares e amigos.


Público alvo: Livre.

Carga Horária: Encontros semanais, com 60 minutos de duração.

Material Necessário:
Violão, Caderno de Música individual, Lápis e Borracha.

Coordenação: Professor de Música Fábio de Souza.
  


Informações: Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil




Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto - Bento Gonçalves - Rs - CEP 95700-000. Contato: (54) 3452.5211
Banner 5