EMENTA
A
Música é uma linguagem, uma vez que integra aspectos afetivos, estéticos e
cognitivos, além de promover a interação e comunicação social. Não é pensar em Música como um produto pronto
que pode ser reproduzido como um modelo; mas, sim, enfatizar que a música
também é um conhecimento que se constrói.
OBJETIVOS
Desenvolver
a musicalidade do indivíduo como um meio de inclusão cultural, socialização e
elevação da autoestima.
Exercitar uma escuta de
qualidade com acuidade.
Desenvolver
a memória, a atenção, a observação sensorial, a coordenação motora, o senso
rítmico e melódico.
Propiciar atividades
lúdicas, utilizando-se de outras sonoridades e de melodias criadas em aula com
a utilização da voz, percussão corporal, instrumentos musicais e material
alternativo.
Estimular
o imaginário para a composição musical.
Oferecer
contato com a cultura musical de várias épocas e regiões do Brasil e do Mundo.
METODOLOGIA
Leitura, análise, discussão de textos teóricos.
Aulas expositivas, trabalhos em grupo, discussões, seminários, análise
de filmes, atividades práticas que contribuam para o aprofundamento teórico e
prático de temas relacionados à disciplina.
Análises musicais.
Apresentações Públicas.
Gravações em vídeo e áudio.
AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, levam-se em consideração os processos
vivenciados por cada aluno, através dos quais são reorganizados os objetivos,
estratégias e procedimentos de forma a melhor adequar as aulas para o grupo,
dando ênfase sempre a criação, execução e apreciação musical.
CONTEÚDO ANUAL – MUSICALIZAÇÃO INFANTIL – PROFESSOR DE MÚSICA FÁBIO DE SOUZA.
CONTEÚDO
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
AVALIAÇÃO
|
1º TRIMESTRE
|
||
·
Hinos Pátrios:
|
·
Reconhecer
os Hinos Pátrios
|
·
Reconhece
e canta os Hinos Pátrios com o respeito que lhes é devido
|
·
Canções conforme as datas comemorativas: Páscoa,
Índios, Mães.
|
·
Cantar/entoar
diversas canções infantis
|
·
Canta
com entusiasmo
|
·
Escrita musical:
figuras e valores (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta ou pentagrama,
clave de sol e clave de fá.
|
·
Reconhecer
as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta e
pentagrama, clave de sol, e clave de fá.
|
·
Reconhece
as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta e
pentagrama, clave de sol, e clave de fá.
|
·
Compasso simples:
binário, ternário, quaternário.
|
·
Conhecer
e reconhecer os tipos de compasso: binário,
ternário, quaternário.
|
·
Conhece
e reconhece os tipos de compasso: binário,
ternário, quaternário.
|
·
Introdução à Flauta
Doce
|
·
Iniciar
o estudo à Flauta Doce
|
·
Vivencia
a Flauta Doce
|
2º
TRIMESTRE
|
||
·
Canções conforme as datas comemorativas: São
João, Meio Ambiente, Pais, Folclore.
|
·
Cantar/entoar
diversas canções infantis
|
·
Canta
com entusiasmo
|
·
Escrita musical:
figuras (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pentagrama, clave de sol e de fá.
|
·
Reconhecer
as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pentagrama,
clave de sol e de fá.
|
·
Reconhece
as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta e
pentagrama, clave de sol e de fá.
|
·
Compasso simples:
binário, ternário, quaternário.
|
·
Conhecer
e reconhecer os tipos de compasso: binário,
ternário, quaternário.
|
·
Conhece
e reconhece os tipos de compasso: binário,
ternário, quaternário.
|
·
Estudo da Flauta Doce.
|
·
Executar músicas de média complexidade na Flauta
Doce.
|
·
Executa
músicas de média complexidade na Flauta Doce.
|
·
História da Música:
Grandes Compositores Brasileiros: Heitor Villa-Lobos, Guerra Peixe, Pixinguinha, Tom Jobim, Camargo
Guarnieri, entre outros.
|
Escutar obras musicais dos compositores citados
|
·
Aprecia os compositores citados
|
3º
TRIMESTRE
|
||
·
Canções folclóricas conforme as datas
comemorativas: Semana Farroupilha, Crianças, Professor, Natal.
|
·
Cantar/entoar
diversas canções infantis
|
·
Canta
com entusiasmo
|
·
História local: Coros,
Orquestras, Bandas tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
|
·
Conhecer
a História Musical do Rio Grande do Sul
|
·
Conhece
grupos musicais locais (vocais e instrumentais)
|