4 de setembro de 2015

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL Conteúdo Programático Anual desenvolvido e aplicado no Rio Grande do Sul pelo Professor de Música Fábio de Souza


EMENTA
A Música é uma linguagem, uma vez que integra aspectos afetivos, estéticos e cognitivos, além de promover a interação e comunicação social.  Não é pensar em Música como um produto pronto que pode ser reproduzido como um modelo; mas, sim, enfatizar que a música também é um conhecimento que se constrói.

OBJETIVOS
Desenvolver a musicalidade do indivíduo como um meio de inclusão cultural, socialização e elevação da autoestima.
Exercitar uma escuta de qualidade com acuidade.
Desenvolver a memória, a atenção, a observação sensorial, a coordenação motora, o senso rítmico e melódico.
Propiciar atividades lúdicas, utilizando-se de outras sonoridades e de melodias criadas em aula com a utilização da voz, percussão corporal, instrumentos musicais e material alternativo.
Estimular o imaginário para a composição musical.
Oferecer contato com a cultura musical de várias épocas e regiões do Brasil e do Mundo.


METODOLOGIA
Leitura, análise, discussão de textos teóricos.
Aulas expositivas, trabalhos em grupo, discussões, seminários, análise de filmes, atividades práticas que contribuam para o aprofundamento teórico e prático de temas relacionados à disciplina.
Análises musicais.
Apresentações Públicas.
Gravações em vídeo e áudio.


AVALIAÇÃO
A avaliação é contínua, levam-se em consideração os processos vivenciados por cada aluno, através dos quais são reorganizados os objetivos, estratégias e procedimentos de forma a melhor adequar as aulas para o grupo, dando ênfase sempre a criação, execução e apreciação musical.


CONTEÚDO ANUAL – MUSICALIZAÇÃO INFANTIL – PROFESSOR  DE MÚSICA FÁBIO DE SOUZA.
CONTEÚDO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AVALIAÇÃO

1º TRIMESTRE

·         Hinos Pátrios:
·         Reconhecer os Hinos Pátrios
·         Reconhece e canta os Hinos Pátrios com o respeito que lhes é devido
·         Canções conforme as datas comemorativas: Páscoa, Índios, Mães.
·         Cantar/entoar diversas canções infantis
·         Canta com entusiasmo
·         Escrita musical: figuras e valores (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta ou pentagrama, clave de sol e clave de fá.
·         Reconhecer as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta e pentagrama, clave de sol, e clave de fá.
·         Reconhece as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta e pentagrama, clave de sol, e clave de fá.
·         Compasso simples: binário, ternário, quaternário.
·         Conhecer e reconhecer os tipos de compasso: binário, ternário, quaternário.
·         Conhece e reconhece os tipos de compasso: binário, ternário, quaternário.
·         Introdução à Flauta Doce
·         Iniciar o estudo à Flauta Doce
·         Vivencia a Flauta Doce

2º TRIMESTRE

·         Canções conforme as datas comemorativas: São João, Meio Ambiente, Pais, Folclore.
·         Cantar/entoar diversas canções infantis
·         Canta com entusiasmo
·         Escrita musical: figuras (semibreve, mínima, semínima e colcheia),  pentagrama, clave de sol e de fá.
·         Reconhecer as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pentagrama, clave de sol e de fá.
·         Reconhece as figuras musicais (semibreve, mínima, semínima e colcheia), pauta e pentagrama, clave de sol e de fá.
·         Compasso simples: binário, ternário, quaternário.  
·         Conhecer e reconhecer os tipos de compasso: binário, ternário, quaternário.
·         Conhece e reconhece os tipos de compasso: binário, ternário, quaternário.
·         Estudo da Flauta Doce.
·          Executar músicas de média complexidade na Flauta Doce.
·         Executa músicas de média complexidade na Flauta Doce.
·         História da Música: Grandes Compositores Brasileiros: Heitor Villa-Lobos, Guerra Peixe, Pixinguinha, Tom Jobim, Camargo Guarnieri, entre outros.
  • Conhecer grandes compositores
 Escutar obras musicais dos compositores citados
·         Aprecia os compositores citados

3º TRIMESTRE

·         Canções folclóricas conforme as datas comemorativas: Semana Farroupilha, Crianças, Professor, Natal.
·         Cantar/entoar diversas canções infantis
·         Canta com entusiasmo
·         História local: Coros, Orquestras, Bandas tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
·         Conhecer a História Musical do Rio Grande do Sul

·         Conhece grupos musicais locais (vocais e instrumentais)



JPG Maria Filó 728x90