“Meu coração
Não sei porque Bate feliz , quando te vê E os meus olhos ficam sorrindo E pelas ruas vão te seguindo Mas mesmo assim foges de mim.”
(Pixinguinha)
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FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
1. Da
interpretação do fraseado do choro
SÉVE, Mário. Vocabulário do Choro. Rio de Janeiro, RJ: LUMIAR.
2. Da
análise harmônica
CHEDIAK,
Almir. Harmonia & Improvisação, I. São Paulo: Irmãos Vitalle, 2009.
3. Da
mecânica do saxofone
RUSSO,
Amadeu Método Completo de Saxofone. São Paulo: Irmãos Vitalle.
KLOSÉ, Hyacinthe, 1808-1880 & GAY, Eugène. Methode Complete Pour Tous
Les Saxophones. Paris: A. Leduc, 1950.
Raschèr, Sigurd. Top-Tones
for the Saxophone. New York: 1977
4. Das
partituras a serem utilizadas
CARRASQUEIRA, Maria José. O Melhor de Pixinguinha.
São Paulo: Irmãos Vitalle, 1997.
5. Da
audição das músicas
CALADO, Carlos. Coleção Folha Raízes da Música
Brasileira, Pixinguinha, IV. São Paulo: Media Fashion, 2010.
Instituto Moreira Sales – www.ims.com.br
6. Da
vida e obra
www.pixinguinha.com.br
CABRAL, Sérgio. Pixinguinha, Vida e Obra. Rio de
Janeiro: Funarte, 2007.
7. Da
teoria Construtivista de Jean Piaget
Cadernos
do Colóquio Jean Piaget na escola de música: o aluno como o sujeito da ação
sobre os instrumentos musicais.
REVISÃO
DA LITERATURA
SÉVE, Mário. Vocabulário do Choro. Rio de Janeiro, RJ: LUMIAR.
Este livro é o mais
completo e importante trabalho já realizado sobre o fraseado do choro,
incluindo cerca de 150 estudos melódicos. Apresenta, ainda, uma suíte com cinco
composições para sopro: choro, valsa, samba, frevo e baião. Foi editado em duas
línguas - português e inglês - com o objetivo de atender ao enorme interesse
existente no aprendizado e na prática do choro, no Brasil e no exterior. Os
estudos contidos neste livro são inspirados em frases musicais extraídas da
obra de Pixinguinha e de outros autores relevantes do choro. E neles são
contemplados aspectos das melodias, divisões rítmicas, ornamentos,
articulações, acentuações, acompanhamentos, além de aspectos harmônicos,
passando por todas as tonalidades musicais.
CHEDIAK,
Almir. Harmonia & Improvisação, I. São Paulo: Irmãos Vitalle, 2009. Primeiro livro editado
no Brasil sobre técnica de improvisação e harmonia funcional aplicada em mais
de 140 músicas populares.
RUSSO,
Amadeu Método Completo de Saxofone. São Paulo: Irmãos Vitalle.
Este é o método nacional para saxofone mais usado
no Brasil e está no mercado há mais de 40 anos. De autoria de Amadeu Russo,
este livro já foi a base de iniciação para muitos instrumentistas brasileiros
de renome. Com didática simples e objetiva, trabalha os elementos teóricos e
técnicos com muita propriedade e competência, tais como: ligadura, pequenos
estudos melódicos, intervalos e exercícios relativos, ornamentos, escala
diatônica, expressão, estudos melódicos em todos os tons, além de um quadro da
escala cromática de saxofone.
KLOSÉ,
Hyacinthe, 1808-1880 & GAY, Eugène.
Methode Complete Pour Tous Les Saxophones. Paris: A. Leduc, 1950.
Conteúdo:
A Boquilha E A Palheta
A Posição Da Palheta
Appoggiatura
Articulação
Digitação
Dormente
Embocadura
Emissão Do Som
Escala Cromática
Escalas Cromáticas (Ascendentes E Descendentes)
Escalas Maiores E Menores
Família Dos Saxofones
Fermata
Gruppetto
Gruppetto De 3 Notas (Gruppettos Ascendentes E Descendentes)
Gruppettos De 3 Ou 4 Notas
Intervalos
Maneira De Acentuar O Som
Maneira De Respirar
Matizes (Dinâmica)
Notação Da Música Para Saxofone
Notas Ligadas
O Saxofone
Orlato
Para Preparar A Escala Cromática
Pizzicato
Ponteado Simples Ou Picado
Posição Do Corpo, Das Mãos E Dos Dedos
Primeiros Sons A Serem Estudados
Riso
Sinais Dos Diversos Matizes E Maneira De Obtê-Los
Síncopa
Sons Aumentados Ou Diminuídos
Sons Ligados
Staccato
Tabela De Trinados Maiores E Menores
Tempos Fortes
Trinado
Triplo Staccato
Vibrato
A Boquilha E A Palheta
A Posição Da Palheta
Appoggiatura
Articulação
Digitação
Dormente
Embocadura
Emissão Do Som
Escala Cromática
Escalas Cromáticas (Ascendentes E Descendentes)
Escalas Maiores E Menores
Família Dos Saxofones
Fermata
Gruppetto
Gruppetto De 3 Notas (Gruppettos Ascendentes E Descendentes)
Gruppettos De 3 Ou 4 Notas
Intervalos
Maneira De Acentuar O Som
Maneira De Respirar
Matizes (Dinâmica)
Notação Da Música Para Saxofone
Notas Ligadas
O Saxofone
Orlato
Para Preparar A Escala Cromática
Pizzicato
Ponteado Simples Ou Picado
Posição Do Corpo, Das Mãos E Dos Dedos
Primeiros Sons A Serem Estudados
Riso
Sinais Dos Diversos Matizes E Maneira De Obtê-Los
Síncopa
Sons Aumentados Ou Diminuídos
Sons Ligados
Staccato
Tabela De Trinados Maiores E Menores
Tempos Fortes
Trinado
Triplo Staccato
Vibrato
Estudos
E Exercícios:
118 Exercícios Para O Mecanismo
30 Pequenos Solfejos Fáceis
43 Exercícios Sobre Diferentes Combinações De Articulações
Estudo De Intevalos De Têrças
Estudos De Sextas
Exercícios De 7ª De Dominante
Exercícios De 7ª Diminuta
Exercícios De Sextas
Exercícios Sobre Os Acordes Perfeitos Maiores E Menores
Exercícios Sobre Os Intervalos Com Diversas Articulações
118 Exercícios Para O Mecanismo
30 Pequenos Solfejos Fáceis
43 Exercícios Sobre Diferentes Combinações De Articulações
Estudo De Intevalos De Têrças
Estudos De Sextas
Exercícios De 7ª De Dominante
Exercícios De 7ª Diminuta
Exercícios De Sextas
Exercícios Sobre Os Acordes Perfeitos Maiores E Menores
Exercícios Sobre Os Intervalos Com Diversas Articulações
ParaTocar:
As Bôdas De Fígaro (Ária De Querubim) (W.A.Mozart)
Célebre Largo (Häendel)
Don Giovanni (W.A.Mozart)
Gavotte (Gluck)
Il Crociato (Meyerbeer)
L'arlesienne (G.Bizet)
Sete Trechos Fáceis (Lulli)
Sonho (R.Schumann)
As Bôdas De Fígaro (Ária De Querubim) (W.A.Mozart)
Célebre Largo (Häendel)
Don Giovanni (W.A.Mozart)
Gavotte (Gluck)
Il Crociato (Meyerbeer)
L'arlesienne (G.Bizet)
Sete Trechos Fáceis (Lulli)
Sonho (R.Schumann)
Raschèr, Sigurd. Top-Tones for the Saxophone.
New
York: 1977
Um grande virtuose do saxofone, nascido na Alemanha
em 1907, Sigurd Raschèr,que passou a residir nos Estados Unidos em 1939,
editou, em 1941, seu primeiro e revolucionário trabalho sobre uma extensão
possível de quatro oitavas para o saxofone. A questão central não é a extensão,
mas sim, o preparo técnico para dar conta dela, que é muito rigoroso. Para o
estudo do timbre, Raschèr parte da compreensão do fenômeno acústico da geração
do som no saxofone e, em particular, dos sons obtidos pelas séries harmônicas
produzidas em tubos de diferentes tamanhos. Também esclarece o domínio da
técnica de sustentação da coluna de ar e da embocadura para dissipar dúvidas
sobre a emissão. Quanto à questão da articulação, seu estudo é ao mesmo tempo
tão detalhado e objetivo que não deixa espaço para casualidades na pronúncia e
no timbre. Fonte: Cadernos do Colóquio 2003.
CARRASQUEIRA,
Maria José. O Melhor de Pixinguinha. São Paulo: Irmãos Vitalle, 1997.
Produção Geral e coordenação: Maria José
Carrasqueira. Revisão das Melodias: Antônio Carlos Carrasqueira (flautista,
pesquisador, professor da USP) Cifras: Edmilson Capelupi (violonista)
Editoração Musical e Eletrônica: Sávio Araújo. (flautista, pesquisador e
professor da Unicamp). O livro possui 76 músicas de autoria do Pixinguinha. O
objetivo desse livro foi atualizar a edição de uma parcela do acervo musical,
composto de inúmeras obras, na sua maioria desconhecidas do grande público com
base em edições feitas anteriormente, que foram comparadas a acervos pessoais
de chorões e colecionadores de choros, gravações originais e consultas a
estudiosos e executantes do gênero na intenção de homenagear o centésimo
nascimento do Pixinguinha, em 1997.
CALADO,
Carlos. Coleção Folha Raízes da Música Brasileira, Pixinguinha, IV. São Paulo:
Media Fashion, 2010.
Esse “Livro de Bolso” da Coleção Folha Raízes da Música Brasileira apresenta com muito bom
gosto uma tentativa comercial de condensar toda a magnitude da vida e da obra
de Pixinguinha. Entretanto, porém, o resultado atingido, foi o de instigar
ainda mais a curiosidade e buscar outras fontes sobre o músico. Com um compact
disk contendo 14 músicas de autoria do Pixinguinha acoplado à contracapa, o
material é, de fato, um “aperitivo” com o qual poderíamos iniciar um leigo a
respeito de Pixinguinha. Este material
foi patrocinado pelo jornal Folha de São Paulo e o autor foi Carlos Calado,
nascido em São Paulo, é jornalista, com mestrado em Artes pela USP. Foi
repórter, editor-assistente e crítico de música pelo mesmo jornal.
Instituto
Moreira Sales - www.ims.com.br
Possui um incrível acervo de gravações de músicas
do Pixinguinha ao longo da sua carreira musical, que podem ser usados como
referência.
www.pixinguinha.com.br
Esse site de responsabilidade de PZM Produções
Culturais Ltda. Nos idiomas português e em inglês, apresenta na internet um
discreto e bem elaborado resumo da vida e da obra de Pixinguinha. Os links que
o site contém são: Biografia, Discografia, Acervo, Imprensa, Agenda, Extra e
Contato. Além disso, há uma “vitrola virtual” onde é possível ouvir algumas das
gravações do Pixinguinha disponibilizadas em outros sites na rede e há também
fotos digitalizadas do Pixinguinha em diversas fases de sua vida. Para o
propósito deste projeto esse site é interessante por oferecer um panorama geral
sobre a vida e a obra do Pixinguinha.
CABRAL,
Sérgio. Pixinguinha, Vida e Obra. Rio de Janeiro: Funarte, 2007.
O jornalista Sérgio Cabral, biógrafo do
Pixinguinha, celebrou em 2007 setenta anos de idade. A Funarte – Fundação
Nacional das Artes celebrou também em 2007, o 30º aniversário do Projeto Pixinguinha. Em celebração aos dois eventos, a Funarte
reeditou o livro Pixinguinha, Vida e Obra. Este livro é a principal biografia
feita pelo pesquisador musical Sérgio Cabral com o qual o jornalista venceu o
primeiro concurso de monografias promovido pela Fundação. Este livro é o
resultado de uma vasta pesquisa biográfica. É de leitura prazerosa e agradável,
e, em alguns momentos, têm-se a impressão de estar “respirando a mesma
atmosfera” da época do Pixinguinha, no início do século XX. Para os propósitos
deste projeto a leitura do livro foi fundamental e importante para compreender
os aspectos estéticos, sociais, musicais e antropológicos da época no início do
século XX e o quanto o Pixinguinha estava “anos Luz” à frente do seu tempo.
www.piaget.org
Este site foi criado como uma fonte de informação
para os membros da Jean Piaget Society.
Cadernos
do Colóquio http://www.seer.unirio.br/index.php/coloquio/index
Cadernos do Colóquio é uma publicação de
periodicidade anual, veiculando versões integrais selecionadas de trabalhos de
pós-graduandos apresentados no Colóquio de Pesquisa do Programa de
Pós-Graduação em Música da UNIRIO. A publicação acolhe também as contribuições
dos palestrantes convidados pela Comissão de Organização do Colóquio.
Interpretação
do repertório brasileiro para saxofone – Francisco Sá 2003 Cadernos do Colóquio
Os
Contrapontos para Sax Tenor de Pixinguinha nas 34 Gravações com Benedito
Lacerda - Primeiras Reflexões
1998 Alexandre Caldi
JARDIM,
Vera L. G.. Ler e escrever Música - Abordagem histórica dos métodos e processos de institucionalização e
escolarização dos saberes e práticas musicais no currículo da escola pública.
In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. 17º COLE - 30
anos. Campinas : UNICAMP FE, ALB - Associação de Leitura do Brasil, 2009. v. 1.
p. 1-10.
METODOLOGIA
Análise Fraseológica, Análise Harmônica e
organização das peças em ordem de dificuldade progressiva utilizando o
embasamento técnico e teórico dos livros descritos na Fundamentação Teórica
para o CORPUS exposto abaixo:
Corpus - Coleção Folha Raízes da Música Popular
Brasileira; vol. 4 – Pixinguinha. Livro/CD com 14 músicas. Coordenação e organização:
Folha de São Paulo. Editor: Carlos Calado. Supervisão: Henrique Cruz e Victor
Oliveira. Autor: Carlos Calado.
Como
foi determinada a amostragem da Obra do Pixinguinha exposto no corpus. Pelo próprio autor Carlos Calado. (resposta enviada por email em
15/04/2010 às 19h39).
Fabio,
De maneira geral, o critério para a seleção de gravações de todos os
volumes da coleção foi o de compor uma panorâmica da obra musical do autor,
destacando suas composições e/ou interpretações mais significativas.
Infelizmente, nem sempre pudemos contar com todas as gravações que gostaríamos
porque o mercado e a concorrência entre as gravadoras nos impõem certas
limitações.
Atenciosamente,
Carlos Calado
Recorte do objeto a ser analisado.
Músicas que
compõem o CD.
1. VOU
VIVENDO - Pixinguinha e Benedito Lacerda (1946)
2.
UM A ZERO - Pixinguinha e Benedito Lacerda (1946)
3.
OS OITO BATUTAS - Pixinguinha, Clementina de Jesus
e João da Bahiana (1968)
4.
SOFRES PORQUE QUERES - Isaura Garcia (1949)
5.
LAMENTO - Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e
Época de Ouro (1968)
6.
YAÔ - Pixinguinha, João da Bahiana e Clementina de
Jesus (1968)
7.
SAMBA DO URUBU - Pixinguinha e Altamiro Carrilho
(1971)
8.
PATRÃO, PRENDA SEU GADO - Martinho da Vila (1974)
9.
NAQUELE TEMPO - Pixinguinha e Benedito Lacerda
(1946)
10.
A VIDA É UM BURACO - Altamiro Carrilho e Carlos
Poyares
11.
ROSA - Orlando Silva (1937)
12.
COCHICHANDO - Jacob do Bandolim (1957)
13.
CARINHOSO - César Camargo Mariano e Hélio Delmiro
(1981)
14.
URUBATAN - Pixinguinha e Altamiro Carrilho (1971)
“É preciso impor a si
mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.” (Benito
Mussolini)
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Agradeço a todos pelo apoio em tornar esse projeto
uma realidade. Em princípio agradeço aos meus pais por me darem a vida.
Agradeço meu Mestre o Dr. Daisaku Ikeda pelas orientações e direcionamentos,
agradeço o Programa Universidade para Todos do Governo Federal, sem o qual eu
não poderia usufruir do privilégio de me formar gratuitamente no curso da minha vocação
pessoal – Música. Agradeço ao Prof. Dr. Peter Dietrich que com grande erudição
orientou-me nessa empreitada. E por fim agradeço ao grande Pixinguinha que
viveu uma existência única e possibilita até hoje que várias gerações de
apaixonados pelo saxofone possam deleitar-se em sua fonte.
REFERÊNCIAS
www.piaget.org
www.pixinguinha.com.br
www.ims.com.br - Instituto Moreira Sales
www.choromusic.com - Global
Choro Music Corporation
Cadernos do Colóquio
http://www.seer.unirio.br/index.php/coloquio/index
KLOSÉ, Hyacinthe, 1808-1880 & GAY, Eugène. Methode Complete Pour Tous Les Saxophones.
Paris: A. Leduc, 1950.
RUSSO, Amadeu Método Completo de Saxofone. São
Paulo: Irmãos Vitalle.
CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação, I. São
Paulo: Irmãos Vitalle, 2009.
CABRAL, Sérgio. Pixinguinha, Vida e Obra. Rio de
Janeiro: Funarte, 2007.
CALADO, Carlos. Coleção Folha Raízes da Música
Brasileira, Pixinguinha, 4. São Paulo: Media Fashion, 2010.
CARRASQUEIRA, Maria José. O Melhor de Pixinguinha.
São Paulo: Irmãos Vitalle, 1997.
DOLAROSSA, Daniel. Classics of the Brazilian
Choro, Pixinguinha, I. Fremont, CA: Global Choro Music Corporation, 2009.
WISNIK, José Miguel. O Som e Sentido. São Paulo:
Companhia das Letras, 1989.
MED, Bohumil. Vida de Músico Não é Fácil, Pequeno
Manual de sobrevivência na Selva Musical. Brasília, DF: Musimed Edições
Musicais, 2004.
JARDIM, Vera L. G.. Ler e escrever Música -
Abordagem histórica dos métodos e processos de institucionalização e
escolarização dos saberes e práticas musicais no currículo da escola pública.
In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. 17º COLE - 30
anos. Campinas : UNICAMP FE, ALB - Associação de Leitura do Brasil, 2009. v. 1.
p. 1-10.