11 de setembro de 2015

O Despertar da Musicalidade em si próprio!

“Sem a música, a vida seria um erro.” (Friedrich Nietzsche)


A música, sob certo ponto de vista, serve de terapia para todas as idades. Contribui para o bem estar geral do organismo e para a saúde plena do indivíduo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) formulou em 1946 a seguinte definição de saúde: “A saúde é um estado de total bem estar físico, psíquico e social e não apenas a ausência de doenças ou debilidade. Gozar da melhor saúde possível é direito de todo homem, independente de raça, religião, convicção política ou situação econômica e social.”

Meditando sobre essa definição, percebemos o quanto a música contribui para esse bem estar físico psíquico e social. Sabemos que nenhum ser humano é uma ilha, a integração social é importantíssima desde tenra idade.  

Desde tenra idade a criança começa a emitir sons musicais, mesmo antes de balbuciar as primeiras palavras. Ela reage positivamente a canções de ninar e pequenas canções folclóricas e as aprende antes de conhecer todos os sentidos das palavras e conseguir emiti-las completamente e perfeitamente.

Alguns indivíduos já são extrovertidos por natureza, outros mais tímidos e retraídos, nesses casos a música serve como um elo entre eles e os demais; por meio das apresentações em público nas escolas, clubes, salões de eventos, conservatórios e teatros, esses indivíduos vão vencendo a própria timidez, tornando-se mais sociáveis, felizes, crescendo sua alta estima, levando assim a uma saúde proporcionalmente mais completa.

A descontração e o relaxamento total ao executar ou apreciar uma peça musical é uma experiência que favorece a capacidade de sentir prazer, alegria e felicidade que proporciona bem estar e saúde emocional, refletindo e contribuindo para a saúde geral do indivíduo.

Quando é desenvolvida a musicalidade individual, ela permite a criatividade, liberdade de expressão, igualdade entre as classes sociais, maior calor nos relacionamentos humanos, maior dignidade e respeito pelo próximo, maior amor às artes e ao ser humano.

Lembre-se que a vida parece ter sentido quando existem objetivos claros, quando ela dispõe de valores essenciais, os quais podem ser encontrados, por exemplo: na filosofia, moral, patriotismo, religião e obras sociais, e, também quando as pessoas se sentem valorizadas e importantes na sociedade. Nesse caso, o desenvolvimento da musicalidade individual aumenta a autoestima, a memória, a coordenação motora e o entrosamento do indivíduo na sociedade, colaborando assim para uma formação pessoal mais livre, organizada, harmoniosa e saudável.



Banner 728x90