8 de setembro de 2015

Oficina de Sax Alto e de Sax Tenor.




O Saxofone, também conhecido popularmente como Sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com chaves, numa mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico, com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por  23 chaves vedadas com sapatilhas feitas de couro e uma boquilha que pode ser de metal ou de resina, na qual se acopla uma palheta de bambu ou de material sintético. A família do saxofone é extensa. Todos os membros compartilham a mesma digitação e a escrita é sempre em clave de sol, variando a transposição de acordo com o registro do instrumento. Ao contrário da de muitos dos modos de instrumentos tradicionais, que para chegar aos seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, dos quais muitas vezes não se conhece o inventor, o saxofone foi um instrumento deliberadamente inventado. Seu inventor foi o belga Antoine Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, onde começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. 

Objetivo

Musicalizar a partir das sonoridades desenvolvidas com o Saxofone Alto e o Saxofone Tenor. Desenvolvimento de repertório com peças de autores clássicos e populares em arranjos próprios para o grupo. Direcionar o pensamento coletivo para o ideal artístico de que a música é a atividade humana que consiste em um ser humano comunicar a outros através do som os sentimentos que vivenciou e, os outros, serem contagiados por esses sentimentos e também os experimentar. Permitir livre acesso às fontes da cultura, desenvolver a musicalidade do indivíduo como um meio de inclusão cultural, socialização, e elevação da autoestima.
Exercitar uma escuta de qualidade com acuidade. Desenvolver a memória, a atenção, a observação sensorial, a coordenação motora, o senso rítmico e melódico. Criar um ambiente lúdico e descontraído com a oportunidade de divertir-se e aprender música.

Apresentações periódicas aos familiares e amigos.

Público alvo: Livre.
Carga Horária: Encontros Semanais com 60 minutos de duração.
Material Necessário: Saxofone Alto \ Saxofone Tenor, individual.
Caderno de Música individual.
Lápis e Borracha.


Coordenação: Professor de Música Fábio de Souza. 


Informações: Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil


Secretaria Municipal da Cultura e Fundação Casa das Artes - Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Bairro Planalto - Bento Gonçalves - Rs - CEP 95700-000. Contato: (54) 3452.5211
JPG Maria Filó 728x90