9 de outubro de 2015

Os Instrumentos Musicais!

Durante milhares e milhares de anos, por toda a parte do planeta, o ser humano aperfeiçoou a arte de criar e construir instrumentos musicais. O som de cada instrumento depende dos materiais utilizados e da maneira como foram confeccionados.




Em uma orquestra contemporânea, por exemplo, existem inúmeros instrumentos musicais. Mas a orquestra que conhecemos na atualidade  aqui no ocidente é apenas um grande grupo de instrumentos musicais.

 Em diferentes partes do globo existem diferentes formações de orquestra. Algumas tocam instrumentos musicais completamente diferentes dos que estamos habituados a vislumbrar por aqui.



Na Indonésia, por exemplo, há um tipo de orquestra que se chama  Gamaleão São maravilhosos grupos de instrumentos musicais compostos basicamente pelo uso da voz, xilofones, tambores, gongos, e outros instrumentos de percussão. Esses instrumentos são tocados por músicos que se utilizam de roupas bordadas especialmente para as suas apresentações.


As escolas de samba são também um bom exemplo de grandes grupos musicais. E, assim como as orquestras, utilizam-se de um maestro ou regente para coordenar a sonoridade do grupo. Formadas exclusivamente de instrumentos de percussão, chegam a contar com mais de 600 ritmistas! As primeiras escolas de samba foram fundadas no Rio de Janeiro em 1928 e 1929. De lá para cá, muitas outras escolas de samba foram criadas.

Agora vem cá... Você sabe quais são os instrumentos musicais usados na bateria de uma escola de samba? Tente descobrir! Será interessante perceber quantos deles a gente mal conhece.

Os instrumentos musicais podem ser acústicos ou elétricos. Os acústicos produzem sons sem a necessidade de eletricidade, os elétricos usam a energia elétrica para captar, amplificar e modificar o som. E existem também os instrumentos eletrônicos, que geram sons artificialmente, como os sintetizadores e os computadores. 



Ligados nos amplificadores esses novos instrumentos eletrônicos inspiraram a algumas pessoas a se enveredarem por alguns gêneros de música como, por exemplo, o pop, o funk, o heavy metal, o rock, o rap, o reggae, entre outros estilos musicais que surgiram somente após a eletricidade entrar no cenário musical.



E, por fim, eu lhe convido a clicar nos links promocionais dos anunciantes espalhados abaixo e pela página deste blog. Quem sabe tem algo que lhe seja útil e, também, a recomendar amplamente o Blog Linguagem Musical para todos os seus amigos e inimigos. Meu propósito e objetivo é alcançar dez mil visitações/mês! Conto com o seu precioso apoio! Obrigado! Até a próxima! 

Banner 728x90 JPG Maria Filó 728x90