6 de novembro de 2015

O Musicábio de Musicouza!



 Dicas sobre:  O que é ser um Músico? 

 Baseado em fatos reais...

A profissão de músico é bela e emocionante, porém muito difícil. O músico experimenta maravilhosas emoções quando cria e interpreta, porém, também vivencia grandes decepções e constrangimentos. Pode ter as maiores glórias e também passar pelas maiores humilhações. O músico é um ser diferente e, em geral, é muito sensível e audacioso, destemido e sagaz; vive para a música e tira o sustento necessário para a vida diária da sua própria música.

A música não é apenas um divertimento, mas sim um meio profundo de educar; veículo preponderante na formação do caráter e da educação de uma nação.

Ser músico não é uma superioridade, é um privilégio.

Além do talento, o músico precisa ter muita perseverança, inteligência, paciência, inspiração, humildade, dedicação, e um pouco de boa sorte.

O músico profissional precisa treinar diariamente algumas horas. Tem que estudar até decorar, escalas, acordes, peças, temas, peças, concertos. Deve ensaiar com outros músicos, estudar os tratados musicais, manuais, biografias, e literatura musical. Precisa analisar partituras de todos os tempos. E necessita atualizar-se constantemente, pois a música e as técnicas de interpretação evoluem constantemente.
 Por exemplo: os “Caprichos para Violino” de Paganini, só ele era capaz de tocar em sua época. Atualmente, os mesmos “Caprichos para Violino”, fazem parte do currículo do curso de violino em qualquer bom conservatório de música.

Na atualidade os limites e os preconceitos que existiam entre “música erudita” e “música popular” estão tênues, praticamente inexistentes. A todo instante surgem novos estilos e novas composições. Ou o músico adapta-se à essa situação, ou fica fora do mercado.

A vida do músico profissional é muito dura e o reconhecimento social ao esforço, talento e desempenho do músico varia conforme a época, país, sistema político e econômico. O status do músico também oscila. Por exemplo: O virtuoso pianista Paderewsky foi inclusive eleito Presidente da Polônia; reza a lenda que ele não gostou muito do emprego e renunciou o cargo para ter tempo de tocar o seu piano. Verdi foi eleito Senador da República na Itália, e inúmeros músicos, compositores e regentes receberam, entre outras condecorações, o título de doutor honoris causa.

Por outro lado, houve inúmeros músicos que passaram inimagináveis privações e necessidades, passaram fome e sofreram perseguição. Mozart, por exemplo, morreu pobre e abandonado, nem se sabe aonde foi enterrado. Na idade média os músicos e as prostitutas não podiam morar na cidade e dormiam atrás dos muros que cercavam os vilarejos.

Atualmente, Século XXI, a situação melhorou um pouco. O músico já pode morar numa cidade e alugar ou até comprar uma casa própria. E a posição social também melhorou. É fato que algumas prostitutas de luxo ganham mais que muitos músicos. E também é verdade que muitos músicos precisam se “prostituir” profissionalmente, isto é, tocar músicas  que detestam, tocar para pessoas que não apreciam música de qualidade, tocar a contragosto nos mais variados eventos apenas pelo dinheiro.

Todavia, contudo, tocar o que gosta para quem aprecia, ser aplaudido e ter a sua arte reconhecida compensa todas as tristezas e vicissitudes.

O que é a Música?  A música é:

“A revelação mais alta do que a sabedoria e a filosofia.” (Ludwig Van Beethoven)

"É a Flor da Civilização, á a Arte, é uma língua mundial a qual todos aspiram!" (Daisaku Ikeda)

“A linguagem da emoção.” (Wagner)

"Que ventura a de libertar-se das próprias cadeias, do tormento das próprias recordações, da alucinação das imagens amadas e detestadas! Que felicidade viver, enfim, sem mais ser presa da vida, e ser dono dos próprios atos."  

(Romain Rolland - Do grande romance JeanChristophe lido em 2005)
728x90 - Generico JPG Padrão 728x90