Para existir um concerto, é preciso a participação de um ou mais músicos tocando e de um ou mais expectadores ouvindo.
A
preocupação dos intérpretes é agradar a plateia com o seu desempenho e para que
isso ocorra é necessário o bom preparo técnico e musical das obras a serem
apresentadas, além do comportamento adequado no palco e da preparação física e
psicológica do artista
No Dicionário Aurélio, encontramos o seguinte significado: “Concerto é um espetáculo em que se executam obras musicais”.
E no Dicionário de Música de Thomás Borba e Fernando Lopes Graça, encontramos um significado semelhante para a palavra “Concerto”: é a “audição pública de obras musicais de qualquer gênero”, por exemplo: concertos sinfônicos, espirituais, populares, concertos de banda, de canto, de piano, de violino, de música de câmara, etc.
No Dicionário Aurélio, encontramos o seguinte significado: “Concerto é um espetáculo em que se executam obras musicais”.
E no Dicionário de Música de Thomás Borba e Fernando Lopes Graça, encontramos um significado semelhante para a palavra “Concerto”: é a “audição pública de obras musicais de qualquer gênero”, por exemplo: concertos sinfônicos, espirituais, populares, concertos de banda, de canto, de piano, de violino, de música de câmara, etc.
Toda
e qualquer apresentação é importante para um músico profissional, assim, a
preparação psicológica e física iniciam nos dias que antecedem a apresentação.
O músico deve evitar esforços físicos exagerados que possam ocasionar lesões
musculares e também evitar extravagâncias culinárias que possam causar
problemas de má digestão.
No
dia do concerto, o artista precisa poupar energia física e mental para o
momento da apresentação. Deve evitar tensões e ansiedades, brigas, longas
reuniões, assembleias de condomínio, e motivos que causem desgastes físicos e
emocionais. O tempo de estudo no instrumento deve resumir-se ao conteúdo do
programa que será apresentado.
Inúmeras surpresas desagradáveis desconcentram o músico. Por esse motivo, é sempre bom verificar todos os detalhes possíveis e imagináveis com antecedência, por exemplo: verificar a situação do traje a ser usado no concerto: botões, zíperes, limpeza, asseamento, etc.
Inúmeras surpresas desagradáveis desconcentram o músico. Por esse motivo, é sempre bom verificar todos os detalhes possíveis e imagináveis com antecedência, por exemplo: verificar a situação do traje a ser usado no concerto: botões, zíperes, limpeza, asseamento, etc.
Se
a cantora engordou, não caberá mais no vestido utilizado há alguns meses. E
também é bom verificar o endereço do local da apresentação, principalmente se
for um local que não está habituado.
Os cantores, que dependem pregas vocais, extremamente sensíveis e traiçoeiras, muitas vezes seguem um ritual complexo que inclui recomendações alimentares e comportamentais. Alguns evitam ovos cozidos, pepinos em conserva, sorvete, leite, chocolate, mas não dispensam mamão, maçã, mingau e até ovos crus. Essas manias variam, e muito, de um cantor para outro.
Os cantores, que dependem pregas vocais, extremamente sensíveis e traiçoeiras, muitas vezes seguem um ritual complexo que inclui recomendações alimentares e comportamentais. Alguns evitam ovos cozidos, pepinos em conserva, sorvete, leite, chocolate, mas não dispensam mamão, maçã, mingau e até ovos crus. Essas manias variam, e muito, de um cantor para outro.
É
importante chegar com antecedência ao local da apresentação de, ao menos,
trinta minutos. Alguns preferem chegar ainda mais cedo porque, além do artista
poder experimentar a acústica, o clima e o astral da sala onde se apresentará,
haverá tempo suficiente para aquecer o instrumento, prática recomendável para o
bom desempenho no palco.
É
muito ruim para a concentração o artista chegar em cima da hora ou atrasado,
seja pelo trânsito engarrafado, seja por qualquer outro imprevisto. Como as
consequências são sempre negativas, todo o possível deve ser feito para se
prevenir e evitar os atrasos.
Uma
cachacinha ou outra bebida alcoólica antes da apresentação para dar coragem, ou,
algum estimulante químico para desibinir podem trazer surpresas desagradáveis
durante o concerto. Nos últimos minutos antes de entrar no palco, uma pequena
meditação espiritual e musical que inclua solfejo mental dos principais temas
da primeira composição auxilia na concentração ideal para o início da
apresentação.
Vale
ressaltar que uma cuidadosa preparação do artista antes do concerto não é
exclusividade apenas de um virtuose, mas para qualquer músico, solista, integrante
de banda, membro da orquestra, cantor do coro. Basta, às vezes, a atitude
irresponsável de um dos integrantes do conjunto para estragar o trabalho de
todos, comprometer o concerto e irritar o público. Por isso, o maestro, regente
ou responsável pelo grupo deve se preocupar não só com as condições técnicas
das peças, mas também com a preparação psicológica dos interpretes, que inclui
informações comportamentais que antecedem o concerto. Com todas as precauções
em dia e acatadas pelos artistas, a apresentação certamente agradará todos,
tanto o público como os executantes.