Roberto Gómez Bolaños, o grande humorista que deu vida a Chaves e Chapolin Colorado, dois dos maiores sucessos da televisão, ganha uma homenagem em Chaves – a história oficial. Criador e intérprete desses heróis que levaram o riso a milhares de pessoas ao longo de quatro gerações, Chaves é a celebração da trajetória de um artista exemplar. O leitor está diante de uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos quase sessenta anos de Carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano. Um fenômeno que, acompanhado por um espetacular grupo de comediantes, superou a popularidade de outros grandes nomes da comédia.
|
Musicalize-se! O Blog Linguagem Musical lhe auxiliará no desenvolvimento da Musicalidade, nas mais variadas formas e possibilidades, como uma fonte de inspiração, criação, promoção, divulgação, grande conteúdo e que agregará bons valores humanos à sua vida! Compartilhe!
29 de novembro de 2015
Roberto Gómez Bolaños.
20 de novembro de 2015
O Pensamento positivo d' O Musicábio de Musicouza
"A mudança não virá se nós esperarmos por alguma pessoa, ou por algum momento. Nós somos aqueles aos quais estávamos esperando. Nós somos a mudança que buscamos" Barack Hussein Obama Jr. "A maioria das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que mantiveram a tentativa quando não havia mais esperança". Dale Carnegie. |
17 de novembro de 2015
11 de novembro de 2015
Como se preparar para um Concerto?
Para existir um concerto, é preciso a participação de um ou mais músicos tocando e de um ou mais expectadores ouvindo.
A
preocupação dos intérpretes é agradar a plateia com o seu desempenho e para que
isso ocorra é necessário o bom preparo técnico e musical das obras a serem
apresentadas, além do comportamento adequado no palco e da preparação física e
psicológica do artista
No Dicionário Aurélio, encontramos o seguinte significado: “Concerto é um espetáculo em que se executam obras musicais”.
E no Dicionário de Música de Thomás Borba e Fernando Lopes Graça, encontramos um significado semelhante para a palavra “Concerto”: é a “audição pública de obras musicais de qualquer gênero”, por exemplo: concertos sinfônicos, espirituais, populares, concertos de banda, de canto, de piano, de violino, de música de câmara, etc.
No Dicionário Aurélio, encontramos o seguinte significado: “Concerto é um espetáculo em que se executam obras musicais”.
E no Dicionário de Música de Thomás Borba e Fernando Lopes Graça, encontramos um significado semelhante para a palavra “Concerto”: é a “audição pública de obras musicais de qualquer gênero”, por exemplo: concertos sinfônicos, espirituais, populares, concertos de banda, de canto, de piano, de violino, de música de câmara, etc.
Toda
e qualquer apresentação é importante para um músico profissional, assim, a
preparação psicológica e física iniciam nos dias que antecedem a apresentação.
O músico deve evitar esforços físicos exagerados que possam ocasionar lesões
musculares e também evitar extravagâncias culinárias que possam causar
problemas de má digestão.
No
dia do concerto, o artista precisa poupar energia física e mental para o
momento da apresentação. Deve evitar tensões e ansiedades, brigas, longas
reuniões, assembleias de condomínio, e motivos que causem desgastes físicos e
emocionais. O tempo de estudo no instrumento deve resumir-se ao conteúdo do
programa que será apresentado.
Inúmeras surpresas desagradáveis desconcentram o músico. Por esse motivo, é sempre bom verificar todos os detalhes possíveis e imagináveis com antecedência, por exemplo: verificar a situação do traje a ser usado no concerto: botões, zíperes, limpeza, asseamento, etc.
Inúmeras surpresas desagradáveis desconcentram o músico. Por esse motivo, é sempre bom verificar todos os detalhes possíveis e imagináveis com antecedência, por exemplo: verificar a situação do traje a ser usado no concerto: botões, zíperes, limpeza, asseamento, etc.
Se
a cantora engordou, não caberá mais no vestido utilizado há alguns meses. E
também é bom verificar o endereço do local da apresentação, principalmente se
for um local que não está habituado.
Os cantores, que dependem pregas vocais, extremamente sensíveis e traiçoeiras, muitas vezes seguem um ritual complexo que inclui recomendações alimentares e comportamentais. Alguns evitam ovos cozidos, pepinos em conserva, sorvete, leite, chocolate, mas não dispensam mamão, maçã, mingau e até ovos crus. Essas manias variam, e muito, de um cantor para outro.
Os cantores, que dependem pregas vocais, extremamente sensíveis e traiçoeiras, muitas vezes seguem um ritual complexo que inclui recomendações alimentares e comportamentais. Alguns evitam ovos cozidos, pepinos em conserva, sorvete, leite, chocolate, mas não dispensam mamão, maçã, mingau e até ovos crus. Essas manias variam, e muito, de um cantor para outro.
É
importante chegar com antecedência ao local da apresentação de, ao menos,
trinta minutos. Alguns preferem chegar ainda mais cedo porque, além do artista
poder experimentar a acústica, o clima e o astral da sala onde se apresentará,
haverá tempo suficiente para aquecer o instrumento, prática recomendável para o
bom desempenho no palco.
É
muito ruim para a concentração o artista chegar em cima da hora ou atrasado,
seja pelo trânsito engarrafado, seja por qualquer outro imprevisto. Como as
consequências são sempre negativas, todo o possível deve ser feito para se
prevenir e evitar os atrasos.
Uma
cachacinha ou outra bebida alcoólica antes da apresentação para dar coragem, ou,
algum estimulante químico para desibinir podem trazer surpresas desagradáveis
durante o concerto. Nos últimos minutos antes de entrar no palco, uma pequena
meditação espiritual e musical que inclua solfejo mental dos principais temas
da primeira composição auxilia na concentração ideal para o início da
apresentação.
Vale
ressaltar que uma cuidadosa preparação do artista antes do concerto não é
exclusividade apenas de um virtuose, mas para qualquer músico, solista, integrante
de banda, membro da orquestra, cantor do coro. Basta, às vezes, a atitude
irresponsável de um dos integrantes do conjunto para estragar o trabalho de
todos, comprometer o concerto e irritar o público. Por isso, o maestro, regente
ou responsável pelo grupo deve se preocupar não só com as condições técnicas
das peças, mas também com a preparação psicológica dos interpretes, que inclui
informações comportamentais que antecedem o concerto. Com todas as precauções
em dia e acatadas pelos artistas, a apresentação certamente agradará todos,
tanto o público como os executantes.
9 de novembro de 2015
O lado mais silencioso!
6 de novembro de 2015
O Musicábio de Musicouza!
Dicas sobre: O que é ser um Músico?
Baseado em fatos reais...
A profissão de músico é bela e emocionante, porém muito difícil. O músico experimenta maravilhosas emoções quando cria e interpreta, porém, também vivencia grandes decepções e constrangimentos. Pode ter as maiores glórias e também passar pelas maiores humilhações. O músico é um ser diferente e, em geral, é muito sensível e audacioso, destemido e sagaz; vive para a música e tira o sustento necessário para a vida diária da sua própria música.
A música não é apenas um divertimento, mas sim um meio profundo de educar;
veículo preponderante na formação do caráter e da educação de uma nação.
Ser músico não é uma superioridade, é
um privilégio.
Além do talento, o músico precisa ter
muita perseverança, inteligência, paciência, inspiração, humildade, dedicação,
e um pouco de boa sorte.
O músico profissional precisa treinar
diariamente algumas horas. Tem que estudar até decorar, escalas, acordes, peças,
temas, peças, concertos. Deve ensaiar com outros músicos, estudar os tratados
musicais, manuais, biografias, e literatura musical. Precisa analisar
partituras de todos os tempos. E necessita atualizar-se constantemente, pois a
música e as técnicas de interpretação evoluem constantemente.
Por exemplo: os “Caprichos para Violino” de Paganini, só ele era capaz de tocar em sua época. Atualmente, os mesmos “Caprichos para Violino”, fazem parte do currículo do curso de violino em qualquer bom conservatório de música.
Por exemplo: os “Caprichos para Violino” de Paganini, só ele era capaz de tocar em sua época. Atualmente, os mesmos “Caprichos para Violino”, fazem parte do currículo do curso de violino em qualquer bom conservatório de música.
Na atualidade os limites e os
preconceitos que existiam entre “música erudita” e “música popular” estão
tênues, praticamente inexistentes. A todo instante surgem novos estilos e novas
composições. Ou o músico adapta-se à essa situação, ou fica fora do mercado.
A vida do músico profissional é muito
dura e o reconhecimento social ao esforço, talento e desempenho do músico varia
conforme a época, país, sistema político e econômico. O status do músico também
oscila. Por exemplo: O virtuoso pianista Paderewsky foi inclusive eleito
Presidente da Polônia; reza a lenda que ele não gostou muito do emprego e
renunciou o cargo para ter tempo de tocar o seu piano. Verdi foi eleito Senador
da República na Itália, e inúmeros músicos, compositores e regentes receberam,
entre outras condecorações, o título de doutor honoris causa.
Por outro lado, houve inúmeros músicos
que passaram inimagináveis privações e necessidades, passaram fome e sofreram
perseguição. Mozart, por exemplo, morreu pobre e abandonado, nem se sabe aonde
foi enterrado. Na idade média os músicos e as prostitutas não podiam morar na
cidade e dormiam atrás dos muros que cercavam os vilarejos.
Atualmente, Século XXI, a situação melhorou um pouco. O músico já pode morar numa cidade e alugar ou até comprar uma casa própria. E a posição social também melhorou. É fato que algumas prostitutas de luxo ganham mais que muitos músicos. E também é verdade que muitos músicos precisam se “prostituir” profissionalmente, isto é, tocar músicas que detestam, tocar para pessoas que não apreciam música de qualidade, tocar a contragosto nos mais variados eventos apenas pelo dinheiro.
Todavia, contudo, tocar o que gosta
para quem aprecia, ser aplaudido e ter a sua arte reconhecida compensa todas as
tristezas e vicissitudes.
O que é a Música? A música é:
“A revelação mais alta do que a
sabedoria e a filosofia.” (Ludwig Van Beethoven)
"É a Flor da Civilização, á a Arte, é uma língua mundial a qual todos aspiram!" (Daisaku Ikeda)
“A linguagem da emoção.” (Wagner)
"Que ventura a de libertar-se das próprias
cadeias, do tormento das próprias recordações, da alucinação das imagens amadas
e detestadas! Que felicidade viver, enfim, sem mais ser presa da vida, e ser
dono dos próprios atos."
(Romain Rolland - Do grande romance JeanChristophe lido em 2005)
Assinar:
Postagens (Atom)